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NAZARETH
música: Zé Miguel Wisnik
Na trilha composta para o Grupo Corpo, com base na obra do mais erudito dos compositores populares brasileiros, Zé Miguel Wisnik recorre ao conceito de espelhamento melódico para operar movimentos retrógrados que, induzidos por computador, desvendam surpreendentes e cristalinas construções musicais, numa recriação absolutamente autoral, original e contemporânea da obra de Ernesto Nazareth.
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R$40,00R$28,00PARABELO
música: TOM ZÉ e ZÉ MIGUEL WISNIK
“Há dois tipos de canto recorrentes no tempo redondo do mito”, define o compositor Tom Zé. “O canto do trabalho e o canto de devoção”.
De cantilenas de trabalho e incelências, mas também de citações a duelos de cegos cantadores, da memória cadenciada dos baiões, de comentários sobre tons jobinianos (Bendengó) ou luizgonzaguianos (Assum Branco), de bossa(s) nova(s) (que vêm e que passam antes pela Juazeiro de João Gilberto que pelas areias de Ipanema), e de um exuberante e onipresente emaranhado de pontos e contrapontos rítmicos é feita a música original de Parabelo, que inaugura a dupla (no caso, sertaneja) Tom Zé e Zé Miguel Wisnik, editada em CD pelo GRupo Corpo.
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BENGUELÊ
música: JOÃO BOSCO
O espetáculo Benguelê, do GRUPO CORPO, ganha vida ao som da música inspirada do compositor, cantor e violonista João Bosco. Banzo de Benguela, benguelê. Saudade das terras livres e férteis do longínquo reino africano. Esta é uma das possíveis origens etimológicas da palavra benguelê, entendida aqui como a fusão de Benguela, denominação de uma região situada ao sudoeste de Angola, com o fonema lê − em quimbundo, nostalgia, banzo, saudade. São onze temas – especialmente criados como a música – tema Benguelê, ou recriados como o chorinho 1×0 de Pixinguinha, ou Tarantá e Carreiro Bebe, do folclore.
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TRIZ
música: LENINE
Concebida como uma única peça, de dez movimentos, Triz, a trilha composta especialmente para o balé do GRUPO CORPO, tem produção musical assinada a quatro mãos por Lenine e Bruno Giorgi, seu filho, que atua também como músico em diversas faixas.
Do berimbau à balalaica, do violino ao violão, da cítara à rabeca, da tambura ao bandolim, o copioso cortejo de cordas que povoa e imprime relevo à tessitura musical de Triz – assim como o tema central – tem suas possibilidades sonoras exploradas até as últimas consequências. A exceção que confirma a regra foi curiosamente o piano, o mais completo dos instrumentos, que comparece com… uma nota só – o ponto final e retumbante da trilha urdida pelo compositor pernambucano.